Em dezembro de 2023 foi publicada a norma internacional ISO/IEC 42001 – Sistema de Gestão de Inteligência Artificial. A versão em português ainda não foi publicada pela ABNT.
A norma especifica requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Inteligência Artificial (SGIA) (baseado no PDCA – Planejar, Fazer, Verificar e Agir) em organizações públicas e privadas de qualquer segmento ou porte.
A norma foi concebida para entidades que FORNECEM OU UTILIZAM PRODUTOS OU SERVIÇOS BASEADOS EM IA, de maneira a assegurar o desenvolvimento e utilização responsáveis de sistemas de IA.
O texto da norma aborda os desafios relevantes para IA, como considerações éticas, transparência e aprendizado contínuo, além de trazer uma forma estruturada de gerir riscos e oportunidades associados à IA, buscando o equilíbrio entre inovação com governança.
Segundo a ISO, os benefícios da adoção de uma SGIA podem incluir:- IA responsável: o uso ético e responsável da inteligência artificial.
– Gestão de reputação: aumento da confiança nas aplicações de IA.
– Governança de IA: apoia a conformidade com padrões legais e regulatórios.
– Orientação prática: gerencia eficazmente os riscos específicos da IA.
– Identificação de oportunidades: Incentiva a inovação dentro de uma estrutura estruturada.
A norma ainda traz um conjunto significativo de Anexos normativos e informativos, abordando aspectos como:- Objetivos referenciais de controle
– Diretrizes de implementação para controles de IA
– Potenciais objetivos e fontes de riscos organizacionais relacionados a IA
– Uso do SGIA em áreas ou setores
Como toda norma de sistema de gestão, é possível às organizações contratar uma auditoria independente para confirmar a implementação e eficácia, com a finalidade de emitir um certificado de conformidade. Isso contribuiu fortemente à maior transparência aos diversos stakeholders afetados (empregados, clientes, poder público, fornecedores, acionistas etc.).
A ISO publicou também outras normas relacionadas podem contribuir com a gestão de IA, como a ISO/IEC 22989:2022, que estabelece a terminologia para a IA e descreve conceitos no campo da IA, a ISO/IEC 23053:2022, que estabelece uma estrutura de IA e aprendizado de máquina (Machine Learning – ML) para descrever um sistema genérico de IA usando tecnologia de ML, e a ISO/IEC 23894:2023, que fornece orientação sobre gestão de riscos relacionados à IA para organizações.
A TRADIUS, em com junto com o CEAPD Inovação Educacional, de Brasília (coordenado pelo especialista Dr. Fabrício da Mota Alves vai lançar em breve um treinamento de Formação em Estratégias de Inteligência Artificial para Executivos C-LEVEL e Gestores Públicos, com instrutores do mais alto nível.
Publicação também disponível no Linkedin [Clique aqui]