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Formação Profissional em Gestão de Riscos Organizacionais
com foco na

ISO 31000

Treinamento acreditado com certificação profissional

O mercado e a importância
da gestão de riscos

A governança nas organizações públicas e privadas tem ganhado força, como instrumento para perenizar sua existência, maximizar resultados e assegurar proteção às partes interessadas. Diversos programas surgiram para suportar estas demandas, desde a consagrada ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, passando por modelos antifraude como SOX e COSO, Sistemas de Segurança da informação (ISO/IEC 27001), Continuidade de Negócios (ISO 22301), Antissuborno (ISO 37001), além de esforços regulatórios, como os Programas de Integridade (Lei 12.846/13) e a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18).

Entretanto, o atingimento dos resultados gravita em torno da adequada gestão de riscos associados, sem a qual, qualquer planejamento resulta ineficaz. A gestão de riscos é a ferramenta central da governança corporativa e pública, bem como do compliance e integridade, da qual deriva boa parte de sua estrutura, e da qual depende seu sucesso.

No entanto, uma parte significativa dos profissionais ainda aplicam métodos empíricos para detecção e avaliação de riscos, desconsiderando o fato de que a gestão de riscos é uma ciência, com método e ferramentas consagradas. A ausência de método permite que a gestão de riscos trafegue entre a “miopia” (quando o risco não é visto) e o “conflito de interesse” (quando não se quer que o risco seja visto).

Embora ferramentas específicas tenham sido desenvolvidas para alguns setores, com a engenharia (HAZID, HAZOP, FMEA, APQP etc.), a norma internacional ISO 31000 Gestão de Riscos – Diretrizes se consolidou como um referencial reconhecido e universal, ou seja, norteado por um método capaz de ser aplicado em qualquer natureza de organização, operando em qualquer setor, e para qualquer escopo de risco (financeiro, operacional, segurança cibernética, privacidade de dados, contratual, ambiental, social, ilícitos (como corrupção, fraude, suborno e lavagem de dinheiro), trabalhista, segurança da informação, reputacional, de mercado e continuidade de negócios, etc.).

A formação de profissionais capazes de conduzir de forma eficaz e ampla a gestão de riscos (desde sua identificação até a definição dos controles e métodos de monitoramento) é fundamental à qualquer organização que deseje gerar resultados de forma segura.
 

Duração e
realização

A Formação Profissional em Gestão de Riscos Organizacionais com foco na ISO 31000 é realizada de maneira remota (ao vivo – videoconferência), permitido flexibilidade e completa interação com o instrutor e demais participantes, potencializando o aprendizado e network, com foco na aplicação prática, sedimentando o conhecimento através da realização de diversos workshop em grupo, o que torna a aula dinâmica e interativa.

O treinamento tem duração de 16 horas, sendo realizado em 4 módulos ministrados à noite durante a semana.

Público alvo e
objetivos

Este curso prepara profissionais de qualquer formação (Engenheiros, Administradores, Advogados, Profissionais de TI, Economistas, Contadores, Profissionais da Saúde etc.), já atuantes ou que desejam atuar com Gestão de Riscos (responsáveis por sistemas de gestão, gestores, conselheiros, consultores, especialistas, auditores internos e outros afins), seja na sua implementação, gestão, monitoramento, ou ainda, realização de auditorias.

Um melhor aproveitamento do curso, dada a densidade e especificidades dos conhecimentos tratados, requer um conhecimento ou leitura prévia da norma ISO 31000, legislação relacionada, artigos ou publicações sobre o tema de gestão de riscos, e aspectos de controles internos, já que o curso foca os aspectos de interpretação, implementação e monitoramento. O conhecimento prático nos aspectos acima facilita o aprendizado, embora não seja mandatório.

Conteúdo e
metodologia

Durante o treinamento, são realizadas discussões, alinhamentos e workshops em grupo para fixação do aprendizado com foco prático, fornecendo ao participante, os insumos necessários à compreensão dos requisitos da norma e aplicação das ferramentas para adequada gestão multidisciplinar de riscos:

- Introdução à governança versus gestão de riscos;
- Aspectos de normatização e normas técnicas relacionadas à gestão de riscos;
- Interpretação para implementação dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de Riscos;
- Introdução ao framework COSO;
- Processo técnico de gestão de riscos:
Passo 1 – Definição do escopo de riscos;

Passo 2 – Avaliação do contexto organizacional
Passo 3 – Determinação da equipe de gestão de riscos;
Passo 4 – Mapeamento dos processos organizacionais;
Passo 5 – Identificação de riscos;
Passo 6 – Análise de riscos;
Passo 7 – Avaliação de riscos;
Passo 8 – Identificação da fonte de risco;
Passo 9 – Determinação do tratamento de riscos;
Passo 10 – Análise de risco remanescente;
Passo 11 – Monitoramento de riscos e análise crítica.
- Workshops em grupo (consolidação prática do conhecimento)

Certificação e
acreditação


Durante o treinamento, são realizados workshops em grupo para fixação prática e calibração do conhecimento adquirido. Ao final do último módulo, é realizada uma prova (exame final escrito) para avaliar os conhecimentos adquiridos.

Será fornecido um certificado aos participantes que cumprirem a presença mínima de 75% e forem aprovados na prova final.

Aqueles que que obtiverem nota superior a 70% recebem um certificado de aprovação com acreditação.

Os reprovados podem contratar uma prova substitutiva a ser realizada em até 30 dias (conforme calendário).

As aulas são gravadas por um período de 30 (trinta) dias para consulta dos alunos, sem prejuízo da obrigação da presença mínima.

A TRADIUS possui acreditação emitida pela PROCERT para a realização de treinamentos.

A PROCERT é um organismo independente de avaliação da conformidade operando conforme requisitos em critérios especificamente definidos pelo acreditador extraídos das normas ISO 29993 e ISO 29994 e acreditou a TRADIUS para treinamentos presenciais ou à distância.

Isto significa que a TRADIUS é periodicamente avaliada quanto aos seus procedimentos, metodologia, material didático, qualidade e competência de seus treinamentos.

Um exemplo do nosso Certificado de Aprovação acreditado pode ser visualizado ao lado.

Depoimentos
vídeo

Próximas
turmas

Calendário das Aulas

  • TURMA ONLINE (AO VIVO POR VIDEOCONFERÊNCIA)

    - 4 módulos + 01 módulo prova final 
    - Horário das aulas: 18:30h as 22:00h (horário de Brasília)
    - Calendário: 13, 14, 15, 16 e 20 de JANEIRO de 2025
    - Prova final: 20 de JANEIRO de 2025 (18:30 às 20:30hs)
    - Prova substitutiva (opcional): 03 de FEVEREIRO de 2025


A realização dos cursos está sujeita à confirmação em função do número de inscritos.

Investimento e
Condições de Pagamento

A vista 15% de desconto (PIX, Boleto) de R$ 1.900,00 por R$ 1.615,00
Cartão até 10x sem juros de R$ 190,00

Observações:

  • O investimento acima já inclui prova final + certificado de aprovação com acreditação
  • Taxa para prova substitutiva - R$ 250,00
  • Número LIMITADO de alunos por turma.
  • O pagamento via cartão de crédito pode ser efetuado via PagSeguro, PayPal ou PicPay.
  • A inscrição é garantida mediante a confirmação do pagamento, juntamente com a ficha de inscrição.
  • Em caso de desistência de curso já confirmado, ocorre a retenção de 30% do valor curso, a título de multa. Caso já tenha iniciado, a multa é de 50%.
  • Caso o curso não seja confirmado, o valor pago fica como crédito para a nova turma do mesmo curso.
  • O aluno matriculado recebe gratuitamente o seguinte material: Manual do Aluno, Especificação Técnica do Curso, Apostila (slides do curso) e cópia para treinamento da norma técnica ISO 31000.



Coordenadores



Jefferson Carvalho

- Sócio-diretor da TRADIUS;
- Conselheiro certificado (governança corporativa);
- Assessor Especial da Presidência da ABRAC – Assoc. Bras. de Avaliação da Conformidade;
- Conselheiro da AIEC - Asociación Interamericana de Evaluación de la Conformidad (sede Bogotá);
- Vice-presidente de Compliance da Rede Brasil de Cidades Inteligentes;
- Foi Diretor para as Américas do organismo de certificação multinacional;
- Membro ABRAC do Grupo Técnico Anticorrupção do Pacto Global da ONU e do CHTECH (Comitê Tecnológico) do PBQP-H no Ministério do Desenvolvimento Regional;
- Administração com Ênfase em Serviços, Tecnologia Mecânica no CEETPS, Especialização em Gestão Ambiental, e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV;
- Experiência profissional de mais de 25 anos em Certificações e Processos.
- Experiência de 30 anos em diversos setores, sendo mais de 15 anos em certificadora, além de 10 anos em indústria e serviços, atuando na estratégia, mercado e tecnologia em certificações para diversos mercados (Naval, Energia, Transportes, Petróleo e Gás, Construção Civil, Público, Infraestrutura e outros).
- Liderança de mais de 1.000 auditorias de certificação em diversas normas (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 37001, ISO 37301, PBQP-H e outras) em mais de 15 países (Itália, México, Equador, Costa Rica, Panamá, Venezuela etc.), coordenando, como auditor líder, as primeiras certificações ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e avaliações ISO 37301 (Compliance) no Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Portugal;
- Coordenador do curso acreditado de Formação de DPO (Data Protection Officer) com foco na LGPD, ISO 27001, ISO 27002 e ISO 27701 da TRADIUS, e coordenação de implantação LGPD;
- Integra a Comissão de Estudos de Governança e Compliance da ABNT – CEE/309 (responsável por normas como ISO 37001 e ISO 37301).
- Articulação como ABRAC junto ao poder público (executivo, legislativo e judiciário) em âmbito federal e estadual, e com associações de mercado, para a introdução de políticas públicas que reflitam boas práticas internacionais que contribuam à transparência, conformidade, redução de custos e de insegurança jurídica, em colaboração com o INMETRO (inspeção de projetos de engenharia e obras de infraestrutura, certificação ISO 27001).
- Professor convidado de pós-graduação em instituições de renome como FGV SP, IBMEC RJ, PUC Campinas, UFSCar, FDV e CEDIN.
- Palestrante em congressos e eventos técnicos para promoção da cultura da conformidade, certificação acreditada e integridade.
- Publicação de artigos sobre certificações e compliance;
Auto e coautor de obras, como, “Programas de Integridade em Compras Públicas – Certificação ISO 27001 e a contribuição à Integridade”, “Compliance, O Estado da Arte”, “Compliance Estratégico – Volume 2”, “Inspeção Acreditada de Projetos de Engenharia e de Obras de Infraestrutura: contribuição à Integridade e ao Progresso”.





Daniel Tonon

- Doutor em Direito; Mestre em Administração com ênfase em Governança Corporativa;
- Especialização em Direito Empresarial; Especialização em Direito Tributário;
- Pós-Graduação em Cibersegurança e Proteção Digital de Negócios (em andamento);
Bacharel em Direito;
- Advogado inscrito nos quadros da OAB/SP, atuante na área do direito empresarial, civil e tributário;
- Consultor de empresas em implantação de LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, compliance, de programa interno de integridade, sucessão empresarial e governança corporativa;
- Instrutor TRADIUS para curso acreditado de Formação de DPO (Data Protection Officer) com foco na LGPD, ISO 27001, ISO 27002 e ISO 27701;
- Auditor líder atuante por certificadoras acreditadas pelo INMETRO para ISO 37001;
Auditor líder atuante por certificadoras para a ISO 19600;
- Certificação como Auditor Líder ISO 27001 – Segurança da Informação;
- Professor Convidado das disciplinas Fundamentos da Governança Corporativa, Compliance e gestão de riscos na FGV;
- Professor das disciplinas Ética, Direito Tributário e Introdução ao Estudo do Direito;
- Coordenação acadêmica na produção de obras sobre Compliance.





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